Pato News

Pato News

Início Paraná Novo lote com 360 mil doses de AstraZeneca chega nesta quarta-feira ao...

Novo lote com 360 mil doses de AstraZeneca chega nesta quarta-feira ao Paraná

O Paraná começa a receber nesta quarta-feira (2) as primeiras vacinas contra a Covid-19 referentes à 22ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde. As 360.250 doses da Covishield, imunizante desenvolvido em parceria pela Fiocruz/AstraZeneca/Oxford, desembarcam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 8h25. O voo comercial 4787 da Latam sairá do terminal de Guarulhos, em São Paulo, às 7h25.

De lá, a remessa segue para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para averiguação, validação e armazenamento. O lote será completado nos próximos dias com a chegada de mais 37.440 da Cominarty, da parceria Pfizer/BioNtech, totalizando 397.690 doses. O material deve ser encaminhado para as 22 Regionais que formam o sistema público de saúde estadual ainda nesta semana, com apoio das aeronaves do Governo.

Segundo o informe técnico do governo federal, as doses são destinadas às primeiras aplicações em grupos prioritários já contemplados e, pela primeira vez, povos e comunidades tradicionais e ribeirinhos.

Da pauta da Pfizer, são 33.743 doses para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, maior grupo prioritário em processo de vacinação, e 152 para trabalhadores do transporte aéreo. O restante é da reserva técnica.

Em relação à Covishield, são 289.662 vacinas para pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, 33.811 para trabalhadores da educação do Ensino Básico e 740 para povos e comunidades tradicionais e ribeirinhas, além da taxa de 5% destinada para a reserva.

VACINÔMETRO – O Paraná aplicou até esta terça-feira (1º) 3.729.875 doses na população, sendo 2.549.784 com a primeira dose (mais de 50% do grupo prioritário) e 1.180.091 com a segunda (imunização completa). Os números são do vacinômetro do Sistema Único de Saúde (SUS), painel atualizado em tempo real pelos municípios.

O Estado já imunizou idosos, idosos institucionalizados, trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas, e está vacinando pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores da educação, trabalhadores da segurança, Forças Armadas, portuários, aeroportuários, trabalhadores da assistência social e, em breve, iniciará a imunização na população em geral, de 18 a 59 anos.

Fonte/Imagem: AEN

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Bares e restaurantes têm o melhor desempenho do ano em julho

Bares e restaurantes têm o melhor desempenho do ano em julho, mas número de estabelecimentos com prejuízo ainda preocupa, informou a Associação Brasileira de...

Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta terça-feira (9) a parcela de agosto do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição...

Caminhoneiros recebem auxílio com parcela dobrada

Os motoristas de carga autônomos recebem hoje (9) as duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro, benefício emergencial para repor os efeitos do aumento do diesel neste...

Duelo Flamengo x Corinthians define 1º semifinalista da Libertadores

O Flamengo recebe o Corinthians na noite desta terça-feira (9) para o segundo e decisivo duelo das quartas de final da Copa Libertadores, diante...