Pato News

Pato News

Início Paraná Paraná distribuiu 99,92% das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde

Paraná distribuiu 99,92% das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde já distribuiu 1.726.479 doses de vacinas contra a Covid-19 aos municípios, o que representa 99,92% das 1.727.850 vacinas recebidas pelo Paraná do Ministério da Saúde. As 1.371 doses que ainda não foram enviadas às regionais estão no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, e serão distribuídas nos próximos dias. Os números serão atualizados ainda nesta semana no Vacinômetro.

Estas doses que ficaram são provenientes de pequenas diferenças nas estimativas populacionais por grupos prioritários entre municípios. Isso se dá por conta da metodologia de cálculo do Ministério da Saúde, que utiliza bases de dados pré-estabelecidas para calcular o número de doses necessárias para cada grupo. Na prática, esse cálculo pode sofrer pequenas alterações em decorrência, por exemplo, da migração de pessoas entre cidades.

Das doses já distribuídas pela secretaria, 1.493.259, ou 86,5% do total, são vacinas Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan com a Sinovac. As 233.200 doses restantes, ou 13,5%, são do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford/Astrazeneca, produzidas no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

As doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná em 10 lotes. O primeiro, com 265.558 doses de Coronavac, chegou ao Estado em 18 de janeiro e foi distribuído às 22 Regionais já no dia seguinte. O segundo lote trouxe as primeiras vacinas de Oxford/Astrazeneca ao Brasil importadas da Índia. Foram 86.500 doses.

Desde então, o fluxo de vacinas recebidas pelo Estado tem aumentado. Apenas na segunda quinzena de março foram 732.340 doses encaminhadas, subdivididas em três lotes diferentes que abarcaram doses de ambos os imunizantes.

UM MILHÃO – No Vacinômetro, plataforma de transparência da vacinação mantida pela Secretaria de Estado da Saúde, já foram contabilizadas 1.644.361 doses encaminhadas. Levando em conta esses números, os municípios paranaenses já aplicaram 76,2% das primeiras doses recebidas e 68,3% das segundas doses. As outras 82.118 doses que já foram distribuídas estão passando pela conferência final de dados.

No total, 1.227.702 doses já foram aplicadas em todo o Estado. A marca de 1 milhão foi ultrapassada neste final de semana, com a campanha Vacina Paraná de Domingo a Domigo. Já o número de 1 milhão de paranaenses imunizados com a primeira dose foi alcançado nesta terça-feira (30), às 10 horas, pouco mais de dois meses após o início do programa de imunização do Estado.

Fonte/Imagem: AEN

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Brasil faz 8.850 testes de varíola dos macacos

Até o momento, foram realizados cerca de 8.850 exames nos laboratórios de referência, em todo o Brasil, para comprovação de casos de varíola dos...

Beneficiários com NIS de final 7 recebem Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (17) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. Essa é a primeira...

Athletico-PR e Flamengo decidem quem vai à semi da Copa do Brasil

A noite desta quarta-feira (17) será decisiva para Athletico-PR e Flamengo que duelam em Curitiba por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil....

Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana

O Ministério da Saúde (MS) deverá saber nesta semana quando terá as primeiras vacinas disponíveis contra a varíola dos macacos. Segundo a representante da Organização...