Pato News

Pato News

Início Paraná Paraná e Reino Unido iniciam cooperação para pesquisas voltadas à inovação em...

Paraná e Reino Unido iniciam cooperação para pesquisas voltadas à inovação em saúde

A Missão Técnica Virtual Araucária e UK: Healthtech Cooperation começou nesta segunda-feira (28) com o objetivo de posicionar o Reino Unido como parceiro estratégico da Fundação Araucária e de players do Paraná nos segmentos de educação, inovação e pesquisa voltados à saúde. A ação é do Governo do Estado, por meio da FA, com o apoio da Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Embaixada Britânica.

O evento segue ao longo da semana, até quinta-feira (01), no canal da Fundação Araucária no YouTube.

“Essas parcerias auxiliam na implantação de uma política de internacionalização que promova a interação dos nossos pesquisadores no Paraná com pesquisadores de outros países. Com isso, podemos focar na preocupação da produção de ciência, tecnologia e pesquisa orientada pelas demandas de desenvolvimento tanto do Paraná como dos países parceiros”, destacou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.

Ele acrescentou que a ideia é aproveitar este momento para que os principais atores do ecossistema de inovação em saúde apresentem novas tecnologias, pesquisas e projetos com aplicação nos dois países.

De acordo com a Fundação Araucária, o Paraná é o Estado que proporcionalmente mais investe em ciência e tecnologia no Brasil. Possui sete universidades estaduais e cinco federais distribuídas por todo o território. Elas estão entre as melhores do País e precisam ampliar a cooperação internacional para que possam crescer em qualidade e reconhecimento fora do Brasil. O Reino Unido é considerado um parceiro estratégico em função da qualidade da ciência que desenvolve e pela importância das suas universidades.

No primeiro dia do evento foram apresentados o Sistema e Ambiente de Inovação em Saúde no Paraná e no Reino Unido. Participaram o diretor médico da HealthYou empresa dedicada à Tecnologia em saúde e agente internacional da Araucária, Jorge Edison Ribeiro, e o especialista em inovação da equipe DIT Healthcare, Life Sciences e Chemicals Trade and Investment, Zahid Latif.

“Vivemos em um mundo em que cada vez mais esforços de cooperação devem ser empreendidos como forma de construir soluções para os grandes desafios que se colocam. Particularmente neste momento em que uma pandemia nos desafia a rever o significado de nosso modo de vida e a refletir sobre os valores nos quais nossa cultura é construída”, disse a chefe da Coordenadoria de Ensino Superior da Seti, Gisele Onuki, que representou o superintendente da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona.

“Se por um lado não podemos estar fisicamente juntos no mesmo espaço para realizar debates, por outro nos habituamos a ter grandes encontros virtuais nos quais é possível reunir mais pessoas, com menos impacto para a economia e planeta, construindo abordagens e valorizando sinergias”, destacou Gisele.

PARCERIAS – A Fundação Araucária tem apoiado diversas parcerias por meio de convocatórias e iniciativas do Fundo Newton, iniciativa do governo britânico que promove a internacionalização de universidades que mostram seu compromisso com o desenvolvimento de longo prazo do sistema de pesquisa e inovação.

“O principal objetivo dessa missão é posicionar o Reino Unido como parceiro estratégico da Fundação Araucária e do Paraná nos segmentos de educação, inovação e pesquisa, com foco na área da saúde. Nosso papel na missão virtual é apoiar conexões entre o sistema de pesquisa e inovação do Paraná com o do Reino Unido, por meio de parcerias com instituições de ensino superior e conselhos de pesquisa”, destacou o presidente do Conselho Britânico, Andrew Newton.

“Esta missão virtual é uma oportunidade para aumentar e fortalecer os vínculos entre os dois países em um setor crítico que é a saúde. Queremos firmar o Reino Unido como um parceiro estratégico em pesquisa e inovação para o setor, abrindo portas para oportunidades comerciais”, informou o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor científico, tecnológico e de Inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Spinosa; o diretor administrativo e financeiro da Fundação Araucária, Gerson Koch; a coordenadora de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Paraná, Eliane Segati Rios Registro; e atores estratégicos das áreas de saúde, inovação e educação do Paraná e do Reino Unido.

Fonte/Imagem: AEN

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Morador de Pato Branco morre vítima de acidente

O acidente ocorreu na madrugada deste domingo, 26, na rodovia PR-158 entre Coronel Vivida e Chopinzinho/PR, envolvendo um veículo Honda Civic ocupado por três...

Semana do Trânsito: Simulação de atendimento de acidente

Se você passou em algum cruzamento importante da cidade e presenciou bombeiros fazendo resgate de pessoas, vítimas de acidente de trânsito, não se preocupe,...

Polícia recupera carro com registro de furto em Pato Branco

Emm patrulhamento pelo bairro Alvorada, Pato Branco-PR, a equipe policial militar avistou um veículo VW/Golf, estacionado próximo ao matagal, com as portas abertas e...

Mulher fica ferida ao ser atingida por disparo de arma de fogo

uma mulher ficou ferida após ser atingida por arma de fogo no bairro Cristo Rei em Pato Branco. Segundo o marido, ele estava manuseando...