Pato News

Pato News

Início Saúde Pato Branco inicia Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Pato Branco inicia Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Na próxima segunda-feira (12) inicia em Pato Branco a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). O público estimado no município é de mais de 26 mil pessoas, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% das pessoas dos grupos prioritários.

O grupo prioritário é formado por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas,  povos indígenas, trabalhadores de saúde, pessoas com 60 anos ou mais, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, de salvamento e armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo de passageiros, funcionários trabalhando em prisões e unidades de internação, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas em unidades de internação e população privada de liberdade.

Neste ano, a campanha será realizada em três etapas. Na primeira, serão atendidas crianças de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas e trabalhadores de saúde. A vacinação para esse grupo será até o dia 10 de maio.

Na segunda etapa, serão atendidos idosos acima de 60 anos e professores de escolas públicas e privadas. A vacinação para esse grupo será do dia 11 de maio até o dia 08 de junho.

Já na terceira etapa serão vacinadas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

“O principal objetivo da campanha é reduzir as internações pela doença, prevenir as complicações e óbitos”, frisa a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein.

A campanha contra a influenza coincidirá com a realização da vacinação contra a Covid-19. Neste ano, os idosos serão vacinados apenas na segunda etapa, principalmente em decorrência da vacinação contra o novo coronavírus Sars-CoV-2. “É importante que seja priorizada a administração da vacina Covid-19 para pessoas contempladas no grupo prioritário para a influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19. Nestas situações, deve-se agendar a vacina influenza, respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas”, explica Emanoeli.

Pato Branco recebeu 2.920 doses da vacina contra a influenza. O imunizante será descentralizado para todas as Unidades de Saúde do município. Emanoeli ressalta que os pacientes que fazem parte do grupo prioritário da primeira etapa e que são atendidos na Unidade de Saúde do bairro Novo Horizonte, podem procurar pela vacina em outras Unidades do município.

“Ainda não há um cronograma para o recebimento de novas doses. As doses encaminhadas não serão suficientes para vacinar toda a população da fase um. Por este motivo o município descentralizará as doses para cada unidade de saúde vacinar uma parcela inicial destes população”, frisa a coordenadora.

Locais e horários

Locais e horários para a vacinação:

– 12/04: Passo da Ilha, das 08 às 10h; Fazenda Barra, das 13h30 às 16h;

– 13/04: Independência, das 08h30 às 11h; Cachoeirinha das 14h às 16h;

– 16/04: na sala 12 da Unidade de Saúde Central, das 8h às 11h;

– ESF Alvorada, Bortot, Fraron, Planalto, Pinheirinho, Vila esperança, Industrial, São Cristóvão, Morumbi, São Roque do Chopim, segunda a quinta-feira  das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30 e nas sexta-feira das 8h às 11h e das 13h15 às 14h30;

– ESF São João: segunda a quinta-feira das 8h às 11 e das 13h às 16, na sexta-feira somente pela manhã;

– Sala de Vacina Central: diariamente, das 7h30 até 17h30, sem intervalo para almoço, para crianças. Já os trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas serão vacinados no ponto extra, ao lado da sala de vacina, das 8h às 11h e das 14h até às 17h

A vacinação dos usuários da ESF São Roque será realizada somente na unidade de saúde.

Posteriormente será realizado cronograma de vacinação nas sedes pertencentes às Unidades da sede Gavião e Dom Carlos.

Documentos

Para a vacinação é necessário apresentar além dos documentos pessoais e carteira de vacina. Gestantes devem apresentar documento que comprove a gestação (carteira de gestante ou resultado do exame de gravidez), puérperas a certidão de nascimento do filho. Crianças a carteira de vacina e documento de identificação e os trabalhadores da saúde devem apresentar também a comprovação da vinculação ao serviço (holerite/Cnes/alvará/declaração do estabelecimento de saúde em que atua).

Trabalhadores da saúde

Serão contemplados todos os trabalhadores que estejam vinculados a estabelecimentos de saúde, compreendendo tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, – como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas. Incluem-se, ainda, aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras.

A vacina também será ofertada aos estudantes da área da saúde que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Brasil faz 8.850 testes de varíola dos macacos

Até o momento, foram realizados cerca de 8.850 exames nos laboratórios de referência, em todo o Brasil, para comprovação de casos de varíola dos...

Beneficiários com NIS de final 7 recebem Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (17) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. Essa é a primeira...

Athletico-PR e Flamengo decidem quem vai à semi da Copa do Brasil

A noite desta quarta-feira (17) será decisiva para Athletico-PR e Flamengo que duelam em Curitiba por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil....

Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana

O Ministério da Saúde (MS) deverá saber nesta semana quando terá as primeiras vacinas disponíveis contra a varíola dos macacos. Segundo a representante da Organização...