Pato News

Pato News

Início Educação Pato Branco lança marco zero pela criação do Plano Municipal pela Primeira...

Pato Branco lança marco zero pela criação do Plano Municipal pela Primeira Infância

Crianças fizeram apresentação musical na audiência.

A Administração Municipal de Pato Branco, por meio da Secretaria de Assistência Social, lançou na tarde de quinta-feira (29), o marco zero pela criação do Plano Municipal pela Primeira Infância, em audiência no auditório da Câmara Municipal de Vereadores. É a primeira vez na história do município que uma política específica para isso é debatida. No encontro, foram adotados todos os protocolos de distanciamento e proteção dos participantes contra a covid-19.

A proposta é do prefeito Robson Cantu que solicitou à Assistência Social que criasse o plano. O objetivo é que ele seja intersetorial, envolvendo as demais pastas, autoridades e representantes da sociedade civil sensíveis ao tema.
Responsável pela criação do projeto, Sarah Cristina Kusma da Luz disse que nesta primeira etapa será organizado um comitê para traçar um raio-X sobre as políticas públicas voltadas às crianças que tenham entre zero e seis anos.

Devem participar deste comitê autoridades e representantes da sociedade civil para elaboração do documento que englobará estratégias para a saúde, educação e assistência.

A proposta é do prefeito Robson Cantu.

“Se a gente investe na primeira infância, a gente vai estar plantando hoje uma árvore que vai render muitos frutos positivos para a nossa sociedade no futuro e, principalmente, levando em consideração que cuidar das crianças hoje é a garantia que nós seremos cuidados amanhã”, destacou a secretária de Assistência Social, Barbara Slonski Delboni Padoan.

Segundo ela, também é necessário sensibilidade ao debater o tema devido às características que implicam no desenvolvimento da criança.

Secretária de Assistência Social Barbara Slonski Delboni Padoan destacou a necessidade de sensibilidade ao debater o tema.

Na audiência, Barbara apresentou dados neurocientíficos sobre como o desenvolvimento cognitivo é afetado conforme os impulsos externos que a criança recebe.

O prefeito destacou o dia como um marco histórico para o município e um dos projetos mais necessários para uma Pato Branco melhor.

Participaram do encontro a secretária de Assistência Social Barbara Slonski Delboni Padoan, o prefeito Robson Cantu, vereador e vice-presidente da Câmara, Claudemir Zanco, a psicóloga Viviane Martinello, a responsável pela construção do plano, Sarah Cristina Kusma da Luz, e representantes das polícias militar e civil, Ministério Público (MP) das secretarias do município e de outras entidades.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Bares e restaurantes têm o melhor desempenho do ano em julho

Bares e restaurantes têm o melhor desempenho do ano em julho, mas número de estabelecimentos com prejuízo ainda preocupa, informou a Associação Brasileira de...

Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta terça-feira (9) a parcela de agosto do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição...

Caminhoneiros recebem auxílio com parcela dobrada

Os motoristas de carga autônomos recebem hoje (9) as duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro, benefício emergencial para repor os efeitos do aumento do diesel neste...

Duelo Flamengo x Corinthians define 1º semifinalista da Libertadores

O Flamengo recebe o Corinthians na noite desta terça-feira (9) para o segundo e decisivo duelo das quartas de final da Copa Libertadores, diante...