Pato News

Pato News

Início Educação Protocolos garantem retorno presencial seguro em Pato Branco

Protocolos garantem retorno presencial seguro em Pato Branco

A Rede Municipal de Ensino do Pato Branco retornou nesta segunda-feira (10) às aulas presenciais após mais de um ano de ensino remoto. Das 57 escolas municipais, 53 voltaram, abrangendo as turmas da Educação Infantil (4 e 5 anos) e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano).

O retorno foi possível a partir da aplicação de uma série de protocolos rigorosos de segurança, que incluem uso obrigatório de máscara de proteção facial, aplicação de álcool em gel, aferição de temperatura e distanciamento social.

A entrada e saída dos estudantes também ocorre de forma organizada e por turmas, sendo cada período específico para uma delas, evitando aglomerações.

Neste período, elas ainda não são obrigatórias, cabendo aos pais escolherem se enviarão ou não os filhos a escola, além de permanecerem em formato híbrido e escalonado.

A dona de casa Ana Carolina dos Santos Souza Perciliano, de 27 anos, levou o filho Mateus para a aula da CMEI Toca do Coelho. Foi a primeira vez que ele entrou em uma escola. Para a mãe, apesar da aula atípica, com uma série de protocolos, eram eles que a faziam se sentir segura.

“Para mim é uma sensação nova, é o primeiro ano do meu filho. Então está sendo uma experiência bem bacana”, destacou.

Na sala onde Mateus estava, havia apenas mais dois colegas, garantindo o distanciamento total entre os estudantes e professora.

De acordo com a diretora da unidade, Keytty Anne Santos, os protocolos rígidos garantem que a volta às aulas seja de fato segura tanto aos profissionais quanto aos alunos.

“A gente já vinha com esse protocolo de segurança há um tempo e agora a gente intensifica os cuidados”, disse, elencando as medidas. “Os pais que ainda estão inseguros com a volta das crianças, da nossa parte, acredito que estamos seguindo todos os protocolos, todas as medidas de segurança. Desde o início do ano implantamos esse protocolo de segurança, agora intensificamos os cuidados.”

Na escola Municipal Maria Jurema Ceni, o aluno José Henrique Scherer Bertoletti, de sete anos, chegou às 7h, bem antes da abertura dos portões. Segundo a mãe, a empresária Vanda Scherer, de 47 anos, ele estava com saudade dos colegas e dos professores. “Vejo muita segurança. E era preciso, eles estavam com saudade das escolas e isso faz bem”, defendeu.

A opinião é compartilhada pela docente e enfermeira Lia Argenton, de 40 anos. Ela tem dois filhos gêmeos de nove anos matriculados na escola. No final da manhã, quando buscou os dois, disse que com os protocolos é possível garantir um retorno seguro e adequado. “Isolados em casa eles correm mais risco ainda”, disse.

Segurança

Segundo a Secretaria de Educação e Cultura de Pato Branco, estudantes que chegarem à escola e tiverem a temperatura acima de 37°C não poderão entrar nas aulas e os pais serão automaticamente chamados para buscarem os filhos. Caso algum estudante ou funcionário positive para coronavírus, as aulas daquela turma serão suspensas.

Se a escola tiver mais de três casos confirmados em todo o corpo escolar, as aulas presenciais daquela unidade serão suspensas para que todos possam permanecer em isolamento e observação.

A Secretaria frisa que mantém desde cedo o acompanhamento do retorno para a garantia de que todos os protocolos serão cumpridos, garantindo segurança a todos.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Bares e restaurantes têm o melhor desempenho do ano em julho

Bares e restaurantes têm o melhor desempenho do ano em julho, mas número de estabelecimentos com prejuízo ainda preocupa, informou a Associação Brasileira de...

Auxílio Brasil de R$ 600 começa a ser pago nesta terça-feira

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta terça-feira (9) a parcela de agosto do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás. Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição...

Caminhoneiros recebem auxílio com parcela dobrada

Os motoristas de carga autônomos recebem hoje (9) as duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro, benefício emergencial para repor os efeitos do aumento do diesel neste...

Duelo Flamengo x Corinthians define 1º semifinalista da Libertadores

O Flamengo recebe o Corinthians na noite desta terça-feira (9) para o segundo e decisivo duelo das quartas de final da Copa Libertadores, diante...