Pato News

Pato News

Início Pato Branco Robson Cantu recebe comitiva de São Paulo para aplicação de novas medidas...

Robson Cantu recebe comitiva de São Paulo para aplicação de novas medidas contra a Covid

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, recebeu nesta segunda-feira (28), uma comitiva médica de São Paulo para estudar a implementação de novos protocolos no combate à Covid-19 no município. À tarde, uma reunião entre profissionais da saúde local e a equipe médica analisaram o avanço da pandemia no município e estudaram novas medidas para abordagem.

Integraram a comitiva a médica Thereza Costa, cardiologista membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, e que atua nas áreas de Tomografia Cardíaca e Ressonância de Coração dos hospitais da Rede Leforte e Nove de Julho, de São Paulo. Ela também faz parte da equipe da Dra Ludhmila Abrahão Hajjar (Rede D’OR).

Junto com ela estava o fisioterapeuta Allysson Silva, da Rede D’OR, e médico Julio Dias, membro da diretoria da Sociedade Paranaense de Pediatria e diretor do Hospital de Campanha de Dois Vizinhos, que tem tido bons resultados no enfrentamento à covid em 19 dias de funcionamento.

A comitiva, acompanhada pela médica Thereza, é reconhecida por seu trabalho na pandemia pelo baixo índice de mortalidade no tratamento da doença.

A equipe veio à convite do prefeito Robson Cantu, que busca alternativas eficientes para reduzir os óbitos e aumentar a eficácia no combate ao coronavírus.

“Nós estamos mostrando toda a estrutura que nós temos para melhorar nosso atendimento e salvar mais vidas. É isso que nós queremos”, destacou Cantu.

Reunião multiprofissional

Durante a reunião, em que estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e atenção primária, foram apresentados os dados epidemiológicos de janeiro até esta segunda.

De acordo com os dados, após dois picos no ano, os novos casos diários da doença começaram a baixar, atingindo uma média de 60 casos/dia nas últimas três semanas, mas com ascensão dos óbitos, sendo a última semana a pior nesse sentido, com 23 vítimas fatais.

Diante destes índices, a equipe multiprofissional se debruçou nas experiências apresentadas pela comitiva, que incluem o fortalecimento do uso da telemedicina, mudança no protocolo de intubações e o que Thereza destacou sobre o atendimento humanizado.

“Cada paciente é único e precisa, sim, ser monitorado de forma precoce. Armas a gente têm muitas para tratar complicações da Covid, mas até o presente momento não temos uma medicação, como não temos para outras doenças virais. Mas a gente tem como dar suporte ao doente. Cada um tem uma individualidade, uns podem responder a determinada medicação e outros não, tendo complicações de rim e fígado. É necessário olhar como um todo. Não precisamos trabalhar os exames, mas sim o paciente na sua totalidade.”

Thereza agradeceu ao convite do prefeito e destacou como sendo uma iniciativa necessária para o combate ao vírus. “É hora de unirmos forças e aprendermos uns com os outros para salvarmos vidas”, frisou.

Na quarta-feira (30), os profissionais da rede municipal que atuam diretamente na luta contra a Covid devem passar por um treinamento, onde serão estudadas as medidas.

Entre elas, de acordo com o fisioterapeuta Allysson, estão diretrizes da fisioterapia sobre suporte de oxigênio terapia, uso coerente da ventilação não invasiva e o que se espera do manejo do paciente intubado.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Brasil faz 8.850 testes de varíola dos macacos

Até o momento, foram realizados cerca de 8.850 exames nos laboratórios de referência, em todo o Brasil, para comprovação de casos de varíola dos...

Beneficiários com NIS de final 7 recebem Auxílio Brasil

A Caixa Econômica Federal paga hoje (17) a parcela de agosto do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 7. Essa é a primeira...

Athletico-PR e Flamengo decidem quem vai à semi da Copa do Brasil

A noite desta quarta-feira (17) será decisiva para Athletico-PR e Flamengo que duelam em Curitiba por uma vaga na semifinal da Copa do Brasil....

Varíola dos macacos: calendário de vacinação deve sair nesta semana

O Ministério da Saúde (MS) deverá saber nesta semana quando terá as primeiras vacinas disponíveis contra a varíola dos macacos. Segundo a representante da Organização...