Pato News

Pato News

Início Paraná União Europeia credencia o Tecpar para oferecer exame sorológico antirrábico

União Europeia credencia o Tecpar para oferecer exame sorológico antirrábico

Publicidade

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) é o primeiro laboratório da Região Sul credenciado pela União Europeia para realizar os exames sorológicos antirrábicos em animais. Com o credenciamento, o Tecpar pode fazer o Teste de Sorologia Antirrábica, uma exigência legal para que os animais possam embarcar para países europeus. Essa concessão foi pela agência francesa Anses-Nancy (laboratório de referência da UE).

Viajantes que têm como destino países do bloco europeu e que queiram levar consigo seus animais precisam solicitar a laboratórios credenciados o teste que comprove que eles tenham anticorpos formados pela vacina antirrábica – ou seja, para ingressar na União Europeia não basta comprovar a vacinação, mas sim que o animal já possui anticorpos.

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, explica que esse credenciamento foi possível porque o instituto tem experiência para fazer essa análise também para humanos, já que o Laboratório de Ensaios in vitro do Tecpar faz a análise de titulação sorológica antirrábica para os colaboradores da empresa que atuam na produção da vacina antirrábica veterinária.

“O teste exigido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é feito para confirmar se a pessoa vacinada com a antirrábica produziu os anticorpos capazes de neutralizar o vírus da raiva e está realmente imunizado. O credenciamento do Tecpar na área veterinária é um reconhecimento internacional de que as atividades do instituto atendem a padrões globais”, destaca.

Hoje, o ensaio para humanos é voltado exclusivamente para atender os colaboradores do Tecpar, mas a intenção é que o exame passe a ser destinado também a profissionais que atuam na área da saúde e fiscais agropecuários, por exemplo, que precisam comprovar a imunização.

A partir do credenciamento na União Europeia, o Tecpar faz ajustes em seu laboratório para passar a atender a demanda veterinária, a partir do segundo semestre deste ano. Os testes serão feitos pelo Laboratório de Ensaios in vitro da Divisão de Controle da Qualidade do Tecpar.

Fonte/Imagem: AEN

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais

Caso Lázaro: entenda como funciona a mente de um serial killer

A caçada por Lázaro Barbosa, acusado de matar quatro pessoas de uma mesma família no Distrito Federal, já dura dez dias e mobiliza mais de 300...

Prefeito assina ordem de serviço para o asfaltamento das Ruas Urbano Wittmann e Possídio Salomoni

O prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, assinou, na manhã desta quinta-feira (17), a ordem de serviço para o asfaltamento das Ruas Urbano Wittmann...

Aveia é opção de plantio de inverno, mas exige sementes certificadas, orienta IDR-PR

A aveia é uma alternativa para produtores que desejam ter pasto, feno ou cobertura para o solo durante o inverno. A cobertura vegetal produzida...

Polícia Civil empossa novos escrivães no fim deste mês

Onze novos escrivães da Polícia Civil do Paraná (PCPR) serão empossados no próximo dia 28. Os servidores foram aprovados no concurso público de 2018...